O Visto para Procura de Trabalho tem sido para muitos uma excelente oportunidade para se mudar para Portugal, mesmo sem ter um emprego previamente garantido no país. Mas você sabe como ele funciona?
Nessa modalidade de visto, você tem o direito de ficar em Portugal por 120 dias, buscando um emprego. Caso você consiga um trabalho nesse meio tempo, será possível requerer sua autorização de residência. Porém, caso por alguma razão você não venha a conseguir seu emprego nesse prazo, você poderá pedir a prorrogação da validade de seu visto por mais 60 dias.
Além disso, é importante saber que esse visto é uma excelente opção para aqueles que querem ir legalmente para Portugal. Quando alguém decide se mudar para Portugal sem visto, existem uma série de riscos envolvidos. Aquele que se muda de maneira irregular pode ter dificuldades para conseguir uma série de documentos, além de não ter o período que morou ilegamente no país computado para fins de nacionalidade portuguesa.
Com isso, a migração regular, com o visto adequado, é sempre a melhor opção para aquele que pretende se mudar para Portugal.
É importante observar que o Visto para Procura de Trabalho exige uma série de documentos, dentre os quais se destacam os seguintes:
a) Documento de viagem válido;
b) Seguro viagem ou PB4;
c) Certificado de registro criminal do país de origem e dos demais países onde tenha residido;
d) Carta de intenção justificando as razões pelas quais pretende ir para Portugal.
Você deve ter em mente, porém, que a lista acima trata apenas de alguns dos requisitos, havendo outros legalmente exigidos.
Caso você preencha todas as exigências legais, você pode requerer seu visto, para buscar uma possibilidade de imigrar de maneira legal para Portugal.