Existem muitas dúvidas sobre quais descendentes de portugueses têm direito à nacionaidade. Muitas pessoas acham que todos aqueles que tem um português na família podem fazer o requerimento da cidadania. Mas na verdade, existem algumas limitações.
Para ter direito à nacionalidade portuguesa por ser descendente, é necessário, via de regra, ser filho ou neto de português. Estando nessa condição, é possível fazer o requerimento da cidadania.
Mas também é possível que o bisneto, a depender do caso, tenha meios para fazer seu pedido de nacionalidade. Para isso, é necessário que seu pai ou mãe ou, ainda, avô ou avó, que tiver ascendência portuguesa, faça o reconhecimento de sua cidadania.
Dessa forma, o bisneto de português passará a ser, na verdade, um filho ou neto de português. Com isso, também poderá fazer o requerimento de sua cidadania.
A cidadania portuguesa acaba por trazer uma série de benefícios para o seu titular. É possível, por exemplo, que essa pessoa resida e estude em uma série de países da União Europeia de maneira facilitada. Além disso, o cidadão português também pode visitar vários países sem visto, como, por exemplo, os Estados Unidos da América.
Mas é sempre importante lembrar da importância de consultar um advogado qualificado, para que ele analise seu caso e verifique a viabilidade e a documentação necessária para requerer sua cidadania portuguesa.